Quais são as formas de ingresso nos cursos de graduação da UFRJ?
Há duas formas de ingresso no primeiro período dos cursos da UFRJ: o THE/ENEM e o SiSU/MEC. Para ingresso em outros períodos, existem os processos de Isenção de Concurso de Acesso, Reingresso e Transferência Externa.
Ingresso no Primeiro Período - THE/ENEM
O que é THE?
O Teste de Verificação de Habilidade Específica – THE é etapa indispensável para o acesso aos cursos de Arquitetura e Urbanismo; Artes Cênicas - Habilitação Direção Teatral; Composição de Interior; Composição Paisagística; Comunicação Visual Design; Dança; Desenho Industrial – Habilitação Projeto de Produto; Bacharelado em Música e Licenciatura em Música.
Como faço para ingressar em cursos que exigem THE?
Para ter acesso aos cursos de graduação que exigem THE, o candidato deve ser aprovado no ENEM (www.enem.inep.gov.br). Aproximadamente no final de agosto, a UFRJ publica em seu portal www.acessograduacao.ufrj.br edital de chamada para realização do Teste de Verificação de Habilidade Específica (THE), que ocorre apenas uma vez por ano. Uma vez considerado apto no THE, o candidato deve se inscrever em link próprio no portal www.acessograduacao.ufrj.br para o processo seletivo THE/ENEM. Fique atento, pois este processo seletivo acontece duas vezes ao ano, com prazo de inscrições concomitante ao SiSU..
Qual é a validade do teste THE?
O teste THE tem validade de 3 anos. Exemplo: Fui considerado apto no THE 2015. Isto significa que este THE é válido para ingresso em 2015, 2016, 2017 e 2018.
O que são os grupos de equivalência do THE?
Alguns Testes de Habilidade Específica são equivalentes, conforme grupos do quadro abaixo.
Exemplo: Um candidato apto no THE de Arquitetura 2014 está isento de realizar o THE 2015 para concorrer a uma vaga de Comunicação Visual Design.
Grupo de THE |
Curso/Opção |
Observação |
1 |
Arquitetura e Urbanismo |
Cursos com THE equivalente. |
Composição de Interior |
||
Composição Paisagística |
||
Comunicação Visual Design |
||
Desenho Industrial - Projeto de Produto |
||
2 |
Artes Cênicas – Direção Teatral |
THE específico. |
3 |
Dança |
THE específico. |
4 |
Bacharelado em Música |
THE com prova escrita e prova prática. |
Licenciatura em Música |
Passei dentro do número de vagas. Como proceder?
O candidato classificado na chamada regular do THE/ENEM 2018/1 deverá fazer a pré-matrícula online e imprimir o comprovante, onde serão informados dia, hora e local da matrícula presencial. Apenas após a matrícula presencial e a inscrição em disciplinas, a matrícula do aluno é efetivada.
Não passei dentro do número de vagas. Como participar da Lista de Espera da UFRJ?
Os candidatos não classificados na chamada regular do THE/ENEM 2018/1 deverão fazer a confirmação de interesse na página www.prematricula.ufrj.br, em caráter obrigatório.
Qual é a documentação necessária para fazer matrícula na UFRJ?
A documentação exigida pela UFRJ no ato da matrícula presencial consta no Art. 20 do último edital THE/ENEM da UFRJ.
Ingresso no Primeiro Período - SiSU/MEC
Como faço para ingressar nos cursos da UFRJ que não exigem THE?
A UFRJ não tem vestibular próprio. Para ter acesso aos nossos cursos de graduação, é necessário ser aprovado no ENEM (www.enem.inep.gov.br) e, posteriormente, optar pelo curso escolhido no SiSU (www.sisu.mec.gov.br). Adicionalmente, é necessário acompanhar os editais SiSU/MEC da UFRJ publicados em nosso portal www.acessograduacao.ufrj.br, onde constam quadro de vagas, pontuações mínimas, dentre outras informações.
O que é necessário para fazer inscrição no SiSU?
O candidato só precisa de seu número de inscrição no ENEM 2017. Porém, é preciso ficar atento aos documentos que a UFRJ exige para a realização da matrícula, no caso de aprovação. Estas informações constam no Art. 14 do último edital SiSU/MEC da UFRJ.
Passei dentro do número de vagas. Como proceder?
O candidato classificado na chamada regular do SiSU/MEC 2018/1 deverá fazer a pré-matrícula online e imprimir o comprovante, onde serão informados dia, hora e local da matrícula presencial. Apenas após a matrícula presencial e a inscrição em disciplinas, a matrícula do aluno é efetivada.
Não passei dentro do número de vagas. Como participar da Lista de Espera do SiSU?
O candidato não classificado na chamada regular do SiSU/MEC 2018/1 deverá fazer manifestação de interesse no portal do SiSU.Atenção! Será necessário fazer também uma confirmação de interesse no portal da UFRJ.
Como participar da Lista de Espera da UFRJ?
Os candidatos não classificados na chamada regular do SiSU/MEC 2017/2 que fizerem a manifestação de interesse no portal do SiSU deverão fazer a confirmação de interesse (“Cadastramento de Informações Complementares”) na página www.prematricula.ufrj.br, em caráter obrigatório, em data definida no Edital Complementar de Vagas
Qual é a documentação necessária para fazer matrícula na UFRJ?
A documentação exigida pela UFRJ no ato da matrícula presencial consta no Art. 14 do último edital SiSU/MEC da UFRJ.
Outras formas de Ingresso - Isenção de Concurso de Acesso
Já tenho uma graduação. Preciso fazer novo ENEM?
A UFRJ publica regularmente edital de Isenção de Concurso de Acesso, para graduados, em nosso portal www.acessograduacao.ufrj.br. Este processo não exige aprovação no ENEM. A seleção é feita através de análise curricular, prova de redação e prova específica. É preciso acompanhar as Normas Complementares (e exigências), assim como o Quadro de Vagas. Leia aqui o edital do último processo (2017) para se familiarizar com os procedimentos.
Quando é o próximo processo de Isenção de Concurso de Acesso?
Este processo ocorre normalmente no meio do ano, para ingresso no segundo semestre letivo. O próximo processo, para ingresso em 2018/2, tem edital previsto para meados de maio. Solicitamos aos candidatos que acompanhem periodicamente nosso portal www.acessograduacao.ufrj.br, onde os editais são divulgados.
Outras formas de Ingresso - Reingresso
Sou recém-formado pela UFRJ e desejo fazer outro curso.
A UFRJ tem publicado anualmente edital para Reingresso em nosso portal www.acessograduacao.ufrj.br. Observamos que o Reingresso é destinado exclusivamente aos alunos da UFRJ que colaram grau no dois períodos letivos anteriores à publicação do referido edital. Após este período, o ex-aluno deve concorrer à Isenção de Concurso de Acesso. O Reingresso não exige realização de prova específica. Leia aqui o edital do último processo.
Quando é o próximo processo de Reingresso?
O edital de Reingresso Especial para ingresso em 2018/1 já foi publicado. As inscrições começam dia 18/01/2018, a partir das 10h e encerram às 16h do dia 25/01/2018. Leia o edital aqui.
Outras formas de Ingresso - Transferência Externa
Sou aluno de outra Universidade e desejo ser transferido para a UFRJ.
A UFRJ publica anual e alternadamente edital de Transferência Externa Facultativa (TEF) e Transferência Externa Especial (TEE) em nosso portal www.acessograduacao.ufrj.br. É preciso acompanhar as Normas Complementares (e exigências), assim como o Quadro de Vagas. Ressaltamos que a TEF não exige ENEM e tem provas de redação e específica. Já a TEE exige ENEM e não tem provas.Leia aqui o último edital de TEE (2017/1), e aqui o último edital de TEF (2017/2) para se familiarizar com os procedimentos.
Quando é o próximo processo de Transferência Externa?
O edital de Transferência Externa Especial para ingresso em 2018/1 já foi publicado. As inscrições começam dia 18/01/2018, a partir das 10h e encerram às 16h do dia 25/01/2018. Leia o edital aqui.
Posso eliminar matérias já cursadas em outra Instituição de Ensino?
Uma vez classificado na UFRJ, o aluno deverá abrir um processo na Secretaria Acadêmica do curso. Serão solicitadas as ementas e/ou programas das disciplinas cursadas, bem como histórico atualizado da instituição de origem. Os documentos serão avaliados e as disciplinas que forem equivalentes serão isentadas.
Outras formas de Ingresso - Mudança de Curso
Sou aluno da UFRJ e desejo mudar de curso ou de campus.
A UFRJ tem publicado semestralmente edital de Mudança de Curso e Campus/Polo. Alguns dos pré-requisitos são ter pelo menos um ano de efetiva escolaridade no curso de origem, ter cursado com aproveitamento 16 créditos dos dois primeiros períodos do curso de origem e 12 créditos do curso pleiteado (em equivalência). É preciso acompanhar demais exigências em edital, assim como as Normas Complementares e o Quadro de Vagas.
Quando é o próximo processo de Mudança de Curso e/ou de Campus/Polo?
Para o processo de 2018/1 foram publicados dois editais. O edital de Mudança de Curso e/ou Mudança de Campus/Polo tem prova específica. Já o edital de Mudança Especial de Curso e/ou Mudança de Campus/Polo não tem prova e usa nota do ENEM para classificação. O candidato deve optar por um dos editais, conforme curso desejado. As inscrições começam dia 18/01/2018, a partir das 10h e encerram às 16h do dia 25/01/2018.
Outras formas de Ingresso - Letras-Libras
O que é TCE (Teste de Conhecimento Específico)?
O TCE é etapa indispensável para o acesso ao curso de graduação em Letras-Libras. O teste acontece uma vez por ano. Leia aqui o último edital para se familiarizar com os procedimentos..
Como ingressar no curso Letras-Libras?
Para ingressar no curso Letras-Libras, o candidato deve ser aprovado no ENEM (www.enem.inep.gov.br). Em meados de outubro, a UFRJ publica em seu portal www.acessograduacao.ufrj.br edital de chamada para realização do Teste de Conhecimento Específico (TCE), que ocorre apenas uma vez por ano. Uma vez considerado apto no TCE, o candidato deve se inscrever em link próprio no portal www.acessograduacao.ufrj.br para o processo seletivo Letras-Libras. Fique atento, pois este processo seletivo acontece apenas uma vez por ano, com prazo de inscrições concomitante ao SiSU. Leia aqui o edital do processo seletivo Letras-Libras para ingresso em 2018/1.
Sobre Assistência Estudantil
PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
A UFRJ comunica que os auxílios do Programa de Assistência Estudantil são geridos pela Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PR-7) e que para ter acesso a esses é necessário atender aos critérios estabelecidos pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil do MEC (PNAES), assim como a participação em processos seletivos específicos, com regras estabelecidas em Editais próprios, publicados semestralmente, na página www.pr7.ufrj.br. As ofertas dos auxílios são condicionadas à existência de recursos financeiros disponibilizados pelo MEC.
Os estudantes interessados em participar dos processos seletivos deverão acompanhar as divulgações dos Editais, na referida página.
As análises necessárias, que resultam na classificação para a concessão dos benefícios ofertados, demandam cerca de 3 (três) meses para serem concluídas, devido ao grande número de solicitações a serem avaliadas.
Em função de procedimentos administrativos para realização do pagamento dos auxílios, como assinatura de Termo de Compromisso, abertura de conta bancária, cadastramento da conta no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), elaboração de folha de pagamento, etc., os alunos efetivamente selecionados para os auxílios não recebem os valores em sua conta bancária de forma imediata.
O acesso à Residência Estudantil, assim como os demais auxílios, destina-se, exclusivamente, aos estudantes matriculados na UFRJ, e também é realizado por meio de Edital de Seleção próprio. Para o 1º semestre letivo de 2020 não haverá vagas disponíveis.
O número de estudantes que solicita auxílios em cada um dos processos seletivos é sempre muito maior do que o número de auxílios ofertados. Diante disso, alguns estudantes, mesmo estando dentro do perfil socioeconômico definido pelo PNAES e pela Resolução CONSUNI/UFRJ nº 02/2019, não são selecionados.