Outras formas de Ingresso - Transferência Externa

• Sou aluno de outra Universidade e desejo ser transferido para a UFRJ.

A UFRJ publica anual e alternadamente edital de Transferência Externa Facultativa (TEF) e Transferência Externa Especial (TEE) em nosso portal www.acessograduacao.ufrj.br. É preciso acompanhar as Normas Complementares (e exigências), assim como o Quadro de Vagas. Ressaltamos que a TEF não exige ENEM e tem provas de redação e específica. Já a TEE exige ENEM e não tem provas.

Leia aqui o último edital de TEF (2015/2), e aqui o edital de TEE atual (2016/1) para se familiarizar com os procedimentos.

• Quando é o próximo processo de Transferência Externa?

O edital de Transferência Externa Especial (TEE) para ingresso em 2016/1 foi publicado em 03/02/2016 no portal www.acessograduacao.ufrj.br. O prazo de inscrições inicia às 10h00 do dia 18/02/2016 e encerra às 16h00 do dia 25/02/2016, no endereço eletrônico www.acessograduacao.ufrj.br. Ressaltamos que o edital exige que o candidato tenha feito o ENEM 2014.

• Posso eliminar matérias já cursadas em outra Instituição de Ensino?

Uma vez classificado na UFRJ, o aluno deverá abrir um processo na Secretaria Acadêmica do curso. Serão solicitadas as ementas e/ou programas das disciplinas cursadas, bem como histórico atualizado da instituição de origem.  Os documentos serão avaliados e as disciplinas que forem equivalentes serão isentadas.

UFRJ PR1 - Acesso à Graduação